Semana do Meio Ambiente de Maringá começa nesta segunda-feira

983616_533252333399315_2058173367_nTem início nesta segunda-feira, 03/06/2013, a Semana do Meio Ambiente de Maringá.

A temática do evento este ano é “Ações para uma cidade sustentável”.

A abertura da Semana do Meio Ambiente se dará no dia 03, às 8h30min, na Câmara Municipal de Maringá. Ainda no dia 03, às 14h00min, na Câmara de Vereadores, está agendada a formação de uma mesa redonda para debater o tema “Meio Ambiente na Prática para as Cidades”, com a participação de representantes dos poderes municipais de Maringá e do Paraná, Ministério Público e ambientalistas convidados.

No dia 04, terça-feira, será aberta a exposição de fotos e cartazes de nosso Município, na entrada da Câmara Municipal. O evento terá início às 09h30min. Às 20h00min, o engenheiro químico e chefe regional da SEMA/PR – Secretaria de Meio Ambiente do Paraná, Alberto Baccarim, palestrará sobre “Os Atuais Desafios do Meio Ambiente para as Cidades”, no Plenârio da Câmara Municipal.

Para o dia 05/06, quarta-feira, às 09h00min, está programada uma visita de autoridades e convidados às nascentes do Parque do Ingá.

Dia 06, quinta-feira, às 09h00min, será a vez da Mesa Redonda que debaterá o tema “Rio Ivaí, Desafios e Ações em Defesa dos Rios do Paraná”. Haverá a participação de representantes poderes públicos, Ministério Público e Movimento Pró-Ivaí/Piquiri – Pró Rio Ivaí, além da presença de ambientalistas.

Dia 07, sexta-feira, será o dia do Projeto E-lixo, das 09h00min às 17h00min, na Associação Comunitária do Jardim Alvorada.

Paralelamente, estará também acontecendo a IV Semana Ambiental da UEM,  com destaque para o Mutirão do Lixo Eletrônico, que ocorrerá no dia 06/06, em frente ao Restaurante Universitário.

A advogada e consultora ambiental, Letícia Kochepki, destaca que uma dúvida comum relacionada aos eventos de coleta de resíduo eletrônico é acerca das lâmpadas fluorescentes: “Lâmpada fluorescente não pode ser destinada como lixo eletrônico. Trata-se de resíduo perigoso e deve ser devolvido no local da compra – e Maringá possui legislação específica a este respeito.  Empresas que compram lâmpadas em grande quantidade, devem prever no contrato com seus fornecedores a posterior coleta e destinação final do resíduo”.

A Suporte Ambiental, responsável pela elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Coopercanção, cooperativa que coleta resíduos eletrônicos (E-Lixo) em Maringá, tem orientado as pessoas a fazerem a troca nos estabelecimentos no ato da nova compra, tal qual se fazia com os antigos cascos de refrigerante (que também estão de volta).

Outra questão fundamental a ser divulgada para a população, relata a diretora jurídica da Suporte Ambiental, Letícia Kochepki, envolve o armazenamento e o manuseio das lâmpadas  fluorescentes: “É importante que as pessoas tenham consciência que dentro das lâmpadas existe o mercúrio, um gás altamente tóxico. Se uma lâmpada quebrar durante o manuseio, o indicado é prender a respiração e sair imediatamente do local”, relata.

Além da coleta de lixo eletrônico, no dia 07, sexta-feira, durante a Semana do Meio Ambiente de Maringá será divulgada a lista dos Ecopontos – no evento e na Internet.

Para o sábado, está programado um passeio ciclístico, com saída às 15h30min defronte a Catedral.

E, para encerrar o evento, haverá um show na Praça da Catedral, no domingo, dia 09, a partir das 15h00min.

———-