CVMR – Central de Valorização de Materiais Recicláveis de Maringá
Assinado termo de cooperação da CVMR – central de valorização de materiais recicláveis
Prefeitura Municipal de Maringá e Sindibebidas assinaram, juntamente com o Instituto Lixo e Cidadania e Cooperativa CataParaná, na última sexta-feira (14/02/2014), termo de cooperação para a instalação da CVMR – Central de Valorização de materiais Recicláveis.
O evento também empossou os membros do Conselho Gestor Pró-Catador, que visa a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.
Administrada pela Rede CataParaná a central irá receber, reciclar e comercializar embalagens de resíduos sólidos como garrafas PET, papel, papelão, latas, vidros etc., gerando trabalho e renda para os catadores.
A iniciativa atende à Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao garantir a logística reversa, compartilhando responsabilidades pelo ciclo de vida dos produtos com distribuidores, comerciantes, importadores, fabricantes e Poder Público.
Dividida em dois barracões com mais de 700 metros quadrados, a central é resultado da iniciativa público-privada que reúne a Administração Municipal, o Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná (Sindibebidas), Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Instituto Lixo e Cidadania, e cooperativa CataParaná.
Para a construção e operacionalização da central, o Sindibebidas e demais parceiros irão investir R$ 2,5 milhões e em contrapartida o município investirá cerca de R$ 650 mil.
A CVMR tem abrangência nos municípios localizados num raio de 100 km.
Aqueles que não puderam comparecer ao lançamento, a Suporte Ambiental convida a assistir os vídeos do evento.
Filmagens: FUNVERDE.
Assinatura do termo de cooperação da CVMR — parte 1 de 2
Assinatura do termo de cooperação da CVMR — parte 2 de 2
———-