A IMPORTANCIA DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

economia8A conscientização da Humanidade para o desenvolvimento sustentado e para a manutenção e melhoria da qualidade do meio ambiente e da saúde humana é crescente e está se processando de forma cada vez mais rápida. Nos países mais desenvolvidos, principalmente na Europa, já há várias pessoas que preferem adquirir produtos ecologicamente corretos (obtidos através de processos não poluentes ou geradores de mínima poluição, ou que são recicláveis / reaproveitáveis), mesmo que custem um pouco mais que os concorrentes. Por isso, organizações de todos os tipos e tamanhos estão cada vez mais voltando sua atenção para os aspectos e impactos ambientais potenciais de suas atividades, produtos ou serviços.

Cada vez mais, o desempenho ambiental de uma organização é questão de competitividade e de sua própria sobrevivência, além de ser de importância crescente para todas as partes interessadas, internas e externas (empregados, fornecedores, clientes, comunidade, governo, concorrentes etc.).

O compromisso da Alta Administração de uma organização (compromisso organizacional) é absolutamente indispensável para se conseguir e manter um desempenho ambiental satisfatório e também para promover a melhoria contínua de seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Um SGA propicia ordem e consistência para que uma organização administre suas questões ambientais através da previsão / priorização e distribuição de recursos (humanos, financeiros, materiais), atribuição de responsabilidades e avaliação contínua de suas atividades – incluindo procedimentos, processos, produtos e serviços.

É importante saber que qualquer tipo de organização – de qualquer tamanho e de qualquer tipo de atividade, desde o “botequim da esquina” até uma gigante multinacional – pode implantar um SGA e certificá-lo de acordo com os requisitos da norma NBR ISO 14001.

A gestão ambiental é parte integral da administração geral de uma organização. O desenvolvimento de um SGA é um processo contínuo e interativo. A estrutura, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para implementação de políticas, objetivos e metas ambientais podem ser coordenados com os esforços existentes em todas as áreas da organização – áreas operacionais, áreas administrativas, finanças, qualidade, saúde ocupacional, segurança, serviços gerais.

Fonte: Vozes do Clima. Disponível em: <http://www.vozesdoclima.com.br/?p=501>. Acesso em: 22 out. 2013.

———-

nossos serviços-sga