REQUISITOS LEGAIS AMBIENTAIS

As atividades de identificação, acesso e gestão da atualização do conjunto de requisitos legais aplicáveis a uma organização assumem particular importância no âmbito da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ou de um Sistema de Gestão Integrada (Qualidade, Ambiente, Segurança e/ou Responsabilidade Social).

Conhecer o enquadramento legislativo relativo aos diversos domínios (água, ar, solo, resíduos, ruído, energia) demanda a atuação de equipe técnica com profissionais especializados em Direito Ambiental. Só assim as incorporações poderão definir metodologias precisas para a avaliação da sua conformidade.

A SUPORTE AMBIENTAL – ASSESSORIA E PLANEJAMENTO traz ao norte do Paraná serviços altamente especializados voltados à verificação da conformidade legal ambiental de empreendimentos, há pouco só encontrado em grandes centros.

“Analisamos diversos sistemas em todo o país e percebemos que simplesmente informar o seu cliente que uma legislação mudou, sem mostrar onde, exatamente, ela se aplica naquele empreendimento em específico, sem interpretar a legislação ao caso concreto, acaba por deixar uma brecha muito grande e a conformidade, em si, pode não ser plenamente atingida. Nossa preocupação é com o resultado final de nossos trabalhos, de modo que optamos por desenvolver, então, nossa própria metodologia” – relata a advogada e auditora ambiental Letícia Kochepki de Brito (OAB/PR 34258).

“A letra fria da lei guarda uma razoável distância do Direito aplicável ao caso concreto. Não há como conceber uma análise de conformidade legal sem uma maior proximidade do profissional com o empreendimento. Toda empresa nasceu para crescer, e se uma certificação – como é o caso da ISO 14001 – demanda melhoria contínua, como aferir esta melhoria estando distante do empreendimento?”, acrescenta.

A Auditoria e a Verificação de Conformidade Legal Ambiental são novos serviços oferecidos pela Suporte Ambiental, que colocam Maringá e região como referências na excelência de prestação de serviços em meio ambiente.

Para saber mais sobre nossos serviços e metodologias, clique aqui, ou entre em contato com nossos consultores (aqui).

———-

nossosserviços-conformidadelegal