Informações sobre o PGIR ONLINE de Maringá

A partir de 07/01/2013 os PRESTADORES DE SERVIÇO deverão movimentar o sistema mensalmente, confirmando seus clientes e os resíduos coletados em cada um deles (Art. 9º do Decreto Municipal 2000/2011).

Os GERADORES que tiverem o PGR na situação APRESENTADO, também deverão realizar suas movimentações (relatórios mensais dos resíduos declarados no PGR) a partir de janeiro de 2013 (vide Art. 6º do Decreto Municipal 2000/2011 e o Art. 23 da Política Nacional de Resíduos Sólidos). A situação do plano pode ser verificada acessando o sistema (com senha), indo em “Consulta” e “Consulta Cadastro.

As informações são da Prefeitura Municipal de Maringá.

A Suporte Ambiental Assessoria e Planejamento alerta sobre a importância de se contratar uma empresa especializada para a realização do projeto, com responsável técnico. Meio ambiente há muito deixou de ser visto como custo e passou à categoria de investimento. Sistemas de gestão ambiental, quando bem implantados, são um diferencial e tanto aos empreendimentos, sob o ponto de vista dos mercados interno e externo, sem contar na redução de custos e na possibilidade de obtenção de lucro com a gestão. “Gerenciar resíduos não é apenas instalar lixeiras coloridas, como muitos pensam. É estudar até mesmo o melhor lay out de uma indústria, a necessidade de substituição de matérias-primas ou insumos para deixar de ter um custo com destinação final, é assegurar o empreendedor face a fiscalizações, entre inúmeros outros fatores”, destaca o consultor em meio ambiente e administrador de empresas Alexandre Gimenes de Brito.

A advogada e auditora em meio ambiente, Letícia Kochepki de Brito, à frente do Departamento Jurídico da Suporte Ambiental, relata que é possível até mesmo reduzir ações trabalhistas quando bem observados os preceitos de um plano de gerenciamento de resíduos. “É gratificante ver a mudança de comportamento dentro da empresa, desde o chão de fábrica até a alta direção. Até o rendimento dos funcionários melhora”, pondera.

A Suporte Ambiental possui equipe técnica multidisciplinar habilitada a avaliar a conformidade legal e enquadrar seu empreendimento dentro das normas técnicas, adotando as soluções economicamente mais viáveis quanto ao gerenciamento de resíduos. Entre em contato e conheça melhor nossa proposta de trabalho – (44) 3031-1745.

pgironline

———-