Três carvoeiras na região são multadas por crime ambiental
Umuarama – A Polícia Militar Ambiental autuou três proprietários de carvoeiras na região de Umuarama. Além de poderem ser presos por um ano e seis meses, como rege a legislação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), eles foram multados em R$ 500 por forno.
A informação foi repassada ontem (31) em nota pelo 2º Pelotão da Polícia Ambiental de Umuarama. A detenção faz parte da Operação Gralha Azul realizada em nível estadual, nesta semana. O objetivo da ação é coibir as práticas irregulares na produção e venda de carvão vegetal.
De acordo com a Polícia Ambiental, a operação fiscalizou carvoeiras em Alto Paraíso, Icaraíma, Ivaté, Umuarama e Xambrê. A polícia não divulgou nomes dos detidos e tampouco os municípios em que as carvoeiras irregulares estavam instaladas.
Para o IAP, certas irregularidades encontradas em alguns fornos podem causar sérios problemas de impacto ambiental, colocando em risco até mesmo a saúde humana. Nem o Instituto Ambiental e a polícia divulgaram quais foram as práticas ilícitas flagradas.
Jornal Umuarama Ilustrado
———-